top of page

LOVE CONNECTION

LOVE JUST BECAUSE

Working on a Pottery Wheel

Love & Dicipline 

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13: 34-35

 

Gostaria de compartilhar a relação entre o amor e a disciplina. Sei que parecem dois assuntos que não são minimamente relacionados, mas gostaria de propor hoje que a disciplina e o amor andam de mãos dadas e que é impossível andar em amor sem a disciplina.   

​

A origem da palavra discípulo vem da palavra disciplina. Ou seja, discípulo dá á noção de uma pessoa que segue a um mestre, uma ideologia ou uma crença de maneira disciplinada e consistente.

​

  

A  disciplina  é um elemento fundamental e discriminante para o cumprimento deste mandamento do amor, que se encontra em Jó 13.34-35. Mas não só, a disciplina é também fundamental para o cumprimento do potencial na vida de cada um de nós. Jesus, indicou que a evidência que o seguimos e seguimos os seus ensinamentos com disciplina (discípulos) é a de que iríamos amar-nos uns aos outros.

Uma das principais razões pelas quais não conseguimos viver este mandamento e não conseguimos atingir o potencial na nossa vida pessoal e profissional é a falta de disciplina.

​

O conceito de disciplina nasce quando entendemos a matéria, princípio e filosofia, e ela só se manifesta uma vez que aplicamos tudo quanto foi aprendido de maneira constante e consistente. A disciplina cria hábitos que contribuem para o nosso bem-estar e ajuda-nos a alcançar os nossos objetivos. A disciplina prevalece, independentemente de como nos sentimos, independentemente do nosso humor ou das nossas emoções.

Durante a minha infância, eu não olhava para a palavra disciplina como algo positivo. Sempre transmitiu um sentimento de sofrimento, limitação, intolerância e opressão.

​

Hoje, porém, percebo que a disciplina significa Liberdade. Ela é a maior expressão de amor próprio. Na bíblia encontramos passagens onde Deus pede-nos para amar o próximo como a nós mesmos. Se não soubermos amar a nós próprios, como poderemos amar ao próximo?

Porque eu amo-me eu irei cuidar da minha Saúde e irei alimentar-me de uma forma saudável.

Porque eu amo-me eu não irei sair este fim de semana pois na segunda tenho uma reunião muito importante e tenho grandes desejos de crescer profissionalmente.  

​

Porque eu amo-me eu perdoo. A falta de perdão é o pior inimigo das nossas almas. É uma violação direta do amor de Deus e causa-nos somente a destruição.  “É como tomar veneno e esperar que os outros morram”  

​

Disciplina e o renovo da nossa mente

 

A disciplina nasce com o entendimento.

O mais importante para o nosso crescimento pessoal, profissional, e espiritual é o renovo das nossas mentes. Esta renovação do nosso entendimento deve ser feita com a maior disciplina possível. Rom 12:12

​

Paulo não nos deu uma instrução de que orássemos a Deus para que o nosso entendimento fosse renovado. Não será Deus a renovar o nosso entendimento. Não existe ensinamento algum na bíblia que nos diga que oremos e jejuemos para que o nosso entendimento seja renovado. Paulo rogou-nos para que nós mesmos renovássemos o nosso próprio entendimento. É o nosso dever! Só assim poderemos experimentar a perfeita vontade Divina nas nossas vidas.

​

Gostaria de compartilhar com vocês, com uma simples frase, um dos segredos espirituais mais importantes:

Nós somos e temos de acordo com o que nós pensamos e cremos

​

Se entendermos a profundidade desta frase as nossas vidas não serão mais as mesmas. Os filósofos e pensadores do passado discordaram em muitos pontos, mas todos concordam com este princípio. Este princípio é descrito na bíblia continuamente. ex. Pro 23:7, Mar 11:23-24, 2Co 10:5

Como podemos mudar a nossa situação, o nosso trabalho, as nossas emoções? Mudando o programa da nossa mente. Como dizia o Apóstolo Paulo, transformai-vos através do renovo da vossa mente.

​

Muitas pessoas culpam as circunstâncias, as outras pessoas, a sorte, e até a Deus. Mas Deus já nos deu toda a Graça e nos abençoou com todas as bênçãos espirituais (Ef. 1:3). Mas, como estas bênçãos são materializadas nas nossas vidas, depende do condicionamento da nossa mente que leva ao condicionamento da nossa fé.  

O renovo do nosso entendimento e a transformação das nossas vidas não acontecem durante um culto de avivamento, durante uma pregação, ou durante um seminário. Isto acontece com uma renovação diária das nossas mentes!

​

Podemos comparar a nossa mente ao solo que recebe a semente. O solo não se importa com o que o semeador semeia, mas certamente ele devolve ao semeador plantas e frutos em direta correspondência com a semente plantada. A maior parte das nossas ações são feitas de maneira inconsciente, por isso, a mudança do programa das nossas mentes é fundamental. Cientistas e Psicólogos concluíram que mais de 90% das nossas ações são determinadas pelo nosso subconsciente.

​

É habitual nós querermos mudar as nossas atitudes; queremos andar em amor e perdão, mas falhamos em renovar o nosso entendimento e por isso falhamos em tudo o resto.

​

Como podemos renovar a nossa mente? Com a leitura de livros, escutar pregações, assistir vídeos, com a oração, confissão, meditação e visualização diária. 

Como podemos andar em amor? Renovando a nossa mente. Como? Com Livros, mensagens, vídeos, oração e meditação diária. 

A disciplina é fundamental para renovarmos a nossa mente e conseguirmos andar em amor.

​

Como viver em disciplina?

​

Como podemos introduzir e aplicar a disciplina nas nossas vidas? Como vimos antes a disciplina nasce com o entendimento.

É fundamental entendermos os nossos porquês e iniciarmos a jornada.

É importante entendermos quais são os nossos objetivos e o porque de querermos atingi-los.

 

Vamos utilizar o caso do amor.

 

Porque o Amor? Porque Sim

Porque é um mandamento, porque queremos viver e experimentar a plenitude de Deus, queremos alcançar a plenitude das nossas capacidades, queremos viver em paz e prosperidade.

​

Devemos estabelecer disciplinas nas nossas vidas que nos levarão a direção dos nossos objetivos. Como cristãos o mandamento do Amor é o objetivo mais importante, mas este princípio pode ser aplicado em todas as áreas das nossas vidas.

Cada disciplina afeta outras disciplinas. Everything matters.

É importante começar! começar com pequenas disciplinas. Disciplina em uma área atrairá disciplinas em outras áreas. 

 

Conclusão

​

A caminhada em Amor depende da nossa disciplina. O renovo da nossa mente depende da nossa disciplina. O nosso futuro depende da nossa disciplina. A realização do nosso potencial em Cristo depende da nossa disciplina.

​

Uma vez que decidamos viver em amor, apliquemos diariamente as nossas pequenas disciplinas e renovemos o nosso entendimento, tudo será possível, pois, tudo é possível ao que crê! A graça de Deus combinada com a disciplina e obediencia do homen trazen a plenitude do Amor do Pai nas nossas vidas. 

​

Temos um mandamento, e temos todas as ferramentas que Deus deixou a nossa disposição para o realizarmos. Temos de utilizar estes instrumentos com toda a disciplina para vivermos uma vida de amor, de poder e de sucesso.    

​

​

bottom of page